
Segundo esta teoria, maquinada pelo magnanimo Charles Darwin, provavelmente enquanto observava o quotidiano familiar das iguanas de crista verde das Galápagos, o homem, tal qual se vê nos dias de hoje, descende directamente dos macacos africanos, fisicamente e em certos casos psicologicamente idem...
Realmente, olhando á nossa volta, podemos efectivamente encontrar certos indivíduos que se portam como macacos (e que dizem muita macacada...eu que o diga, que de volta e meia já oiço macacada de três em pipa no confessionário), e outros há que podem não parecer, mas que na verdade pensam como um verdadeiro macaco.
Ora, é precisamente este campo da evolução psicológica que a “teoria da evolução das espécies” intriga aqui o abade.
Pelo que se diz por ai na boca de muitos “entendidos”, em parte por influencia da dita teoria, a mente humana evolui consoante os resultados das suas acções, ou seja, se o homem faz algo que corre bem, a sua mente assimila essa acção positiva e favorável de modo a que o homem a possa repetir futuramente, uma vez que trás bons resultados, e, a contrario, se o homem faz uma coisa e a mesma corre mal, ou a mesma é posteriormente censurada pelos demais, então neste caso a mente humana assimila esse erro ou fracasso de modo a que de futuro não se volte a cair na mesma esparrela. Dai o povo muitas vezes dizer que é a errar que se aprende ou que para aprender é preciso cair (mais vernaculamente é obvio que também se costuma dizer que se para aprender é preciso cair, então, cai aqui de bo....ehhrrrr, adiante...).
Ora, assim sendo, o que realmente causa espanto é que, se a mente aprende com os seus erros e calamidades, de modo a evita-los futuramente, então como é que hoje em dia é possível existirem comunistas??? Estranho não é???
Agora das duas uma:
É que se o comunismo é uma coisa boa e a reter pela mente, vou ali a Vladivostok beber uma bica e já venho!!! Ou isso ou então pelo vistos essas teorias da evolução fazem parte desse belo ramo da ciência vastamente conhecido e dominado que é o ramo da bela posta de pescada!!!
É que se é assim mesmo bom (ao contrario do que eu, e felizmente alguma grande maioria, pensa) não podemos, ao contrario do que andamos praí a apregoar, embandeirar em arco com os ideais de democracia e tal, do principio existencial, fundamental e liberal de 1 homem 1 voto, de que o povo é que mais ordena e não sei quê...
Porque assim sendo, do bom bom, verdadeiramente bom, é sermos governados por uma malta que gosta a valer é do nacionalismo puro do género “o que é meu é meu, o que é teu é meu também!!”...ou que governante que é mesmo bom é aquele que faz as suas patranhas ás escuras e que reencaminha os seus detractores assim para longe, tipo as entranhas da América latina, e depois para acautelar a boa, mesmo boa governação, trata de silenciar estes últimos assim a modos de com suaves golpes de picareta na moleirinha (ou não fossemos apologistas da foice e do martelo)...ou então para ser um tipo ás direitas, ou melhor, ás esquerdas, para contribuir para a prosperidade e modernidade do país devemos é caminhar todos juntos, pais, filhos, tios e avós, vizinhos, amigos e inimigas, umas vezes de mês a mês trabalhar a pão e agua para as searas do Alentejo ou para as minas da Urgeiriça, tal como faziam nos idos tempos da mãe Rússia...ou entender que alguém com uma mentalidade relativamente renovadora ou oposta á mentalidade da verdadeira comuna bolchevique, deve ser pacificamente aceite e compreendido, e como tal calmamente aconselhado a mudar de os seus ideais num calmo e paradisíaco destino de férias, tipo Arkangelsk, Nordvik, Kolyma, ou Butugyshev, Bodaybo, Chernogorsk sítios onde o calor deve ser de tal maneira abrasador que fazem uns módicos 45º abaixo de 0 no Verão, assim como fazia a malta na Rússia que já lá vai...
Então mas que raio...estando as qualidades supremas da democracia da foice e do martelo acima descritas bem explanadas nos anais da historia, e tomando em linha de conta a teoria do “a mente aprende com os erros”como é possível haver quem nos dias de hoje apregoe o comunismo???